AFFEAM SAÚDE TEM NOTA DE DESTAQUE NO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

O Affeam Saúde teve destaque no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS 2023 (ano-base 2022), com nota 0,7667, conquistando o melhor resultado dos últimos cinco anos e atingindo nota máxima em dois dos quatro quesitos avaliados.

O IDSS é um índice composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado.
Os dois quesitos nos quais o Affeam Saúde atingiu nota máxima foram o IDSM – Sustentabilidade no Mercado, que versa sobre monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores; e o IDGR – Gestão de Processos e Regulação, que entre outros indicadores, afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Para a presidente da Affeam, Dercyvone Góes, os resultados são fruto do trabalho duro que vem sendo realizado para
manutenção e evolução contínua do Affeam Saúde.

“O Affeam Saúde é um dos patrimônios da associação e nos últimos anos temos realizado um trabalho focado em deixálo cada vez mais forte, para que nossos beneficiários estejam sempre amparados por uma excelente estrutura. É satisfatório ver os resultados e poder mostrar a todos que estamos no caminho certo.

NOTAS

Resultado geral: 0,7667
IDQS – Qualidade Em Atenção à Saúde: 0,6226
IDGA – Garantia de Acesso: 0,6000
IDSM – Sustentabilidade no Mercado: 1,0000
IDGR – Gestão de Processos e Regulação: 1,0000

IDSS

O IDSS faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS.

A aplicação do IDSS visa induzir o setor em favor das diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar e, ao mesmo tempo, subsidiar as ações regulatórias desta Agência.

O IDSS é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde.