Affeam Saúde divulga resultado de avaliação do programa “Viva Mais”

Pesquisa de satisfação foi realizada entre 10 e 23 de janeiro

Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (24) o resultado da avaliação do programa do plano Affeam Saúde “Viva Mais”. O objetivo é identificar as oportunidades de melhorias do serviço prestado. Criado em 2015, o “Viva Mais” atende beneficiários idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com dificuldades de locomoção e/ou acamados.

A pesquisa foi realizada pela assistente social do plano de saúde, Rita Dias, no período de 10 a 23 de janeiro deste ano, com 10 dos 13 beneficiários do programa. A avaliação identificou o grau de satisfação dos serviços prestados e os indicadores de atendimentos, sinistro e ocorrências fora da assistência do programa.

O resultado foi apresentado pelo Affeam Saúde, nesta quinta, para representantes das empresas prestadoras do serviço, que deverão tomar as medidas necessárias. “Nós ouvimos os beneficiários e nos reunimos com as empresas para mostrar as estatísticas e tratar o que será realizado para a melhoria”, explicou a gerente operacional do Affeam Saúde, Glória Assunta. A próxima avaliação do programa, prevista para o mês de abril, irá identificar se houve melhora dos pontos identificados.

Resultados da avaliação

Em termos de grau de satisfação, foram identificados índices positivos em metade dos pontos dez questionados. Foram eles: incentivo do autocuidado (8 sim, 2 não); melhora da interação familiar (9/1); cumprimento do horário dos atendimentos (8/2) identificação do profissional com crachá e fardamento (8/2) e tempo de realização da sessão (8 bom e 2 razoável).

Outros itens apresentaram resultados medianos como: fornecimento do cronograma de visitas (7/3) e uso de máscara e touca de proteção pela equipe quando necessário (6/4). Já outros três tiveram resultado negativo. Foram eles: prestação de serviço de apoio como agendamento de consultas e localização de prestador na rede credenciada (3 sim, 7 não); acompanhamento da nutricionista após prescrição da dieta (3/5) e acompanhamento da prescrição do medicamento (3/5).

Em relação aos indicadores de atendimentos sinistro e ocorrências fora da assistência do programa foram identificados os seguintes resultados:

  1. Número de visitas em consultório médico nos últimos 12 meses: 5 ou mais (quatro pessoas); 3-4 visitas (cinco pessoas) e 1-2 visitas (uma pessoa);
  2. Número de atendimentos em pronto-socorro nos últimos 12 meses: 5 ou mais (0); 3-4 visitas (3); 1-2 visitas (3) e 0 visitas (4);
  3. Em qual unidade hospitalar: Santa Júlia (6); Check-Up (1)
  4. Esteve internado nos últimos 12 meses: 5 pessoas não; 3 sim, uma internação e 2 sim, duas ou mais internações;
  5. Se sim, em qual unidade hospitalar: Santa Júlia (3); Check-Up (1), Adventista (1); Prontocor (1);
  6. Nos últimos 12 meses, do ano passado até agora, você fez um exame geral de saúde: sim (10).

Programa

O “Viva Mais” é desenvolvido por empresas terceirizadas que prestam serviços em áreas como nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e clínica médica, conforme a necessidade do paciente. Além de melhorar a qualidade do atendimento, o programa também diminui internações e os custos do plano.

A avaliação do “Viva Mais”, desenvolvida pela assistente social, consiste no agendamento de visitas às casas dos pacientes e a aplicação de questionários/entrevistas com os beneficiários ou parentes/responsáveis, nos casos de incapacidade.